Perguntas frequentes

Nosso processo seletivo acontece de forma contínua. O ingresso em nossa instituição é feito por meio do vestibular ou utilizando a nota do ENEM. Para isso, o interessado precisa fazer a inscrição on-line no site da faculdade dentro do prazo previsto no edital.

O primeiro passo para quem deseja fazer o vestibular na Facit é a realização da inscrição on-line em nosso site. Logo depois, o candidato tem a comodidade de fazer a prova via internet por meio do link que é encaminhado após a inscrição.

Após a aprovação, o aluno já está apto em efetuar a matrícula no curso desejado.

Sim. Uma das formas de ingresso em nossa faculdade é utilizando a nota do último ENEM. O interessado precisa fazer a inscrição on-line em nosso site.

O prazo de inscrição para o nosso vestibular 2023.1 é de 06 de outubro de 2022 a 24 de fevereiro de 2023, conforme previsto no edital.

O aluno deve preencher o requerimento de solicitação de reingresso e entregar presencialmente na secretaria da nosso faculdade.

O documento será encaminhado para coordenação do curso, para análise e montagem das disciplinas que a mesmo irá cursar no seu retorno.

Temos condições especiais para os alunos de outras faculdades que desejam ser transferidos para nossa instituição com descontos de 30% no valor da mensalidade.

Redação em Língua Portuguesa

Com a prova de redação objetiva-se avaliar a expressão escrita do candidato que deve desenvolver um tema a partir de uma imagem ou de uma leitura e compreensão de texto(s) oferecido(s) como motivação. A redação deve ser produzida segundo alguns critérios básicos, que dizem respeito à:

O candidato deve mostrar que sabe interpretar adequadamente as situações propostas para redação e identificar o(s) tema(s) apresentado(s) a partir do(s) qual (is) irá expor suas idéias.

Ao elaborar sua redação, o candidato deve observar as estruturas específicas da dissertação ou narração. Espera-se a definição do tema, seu desenvolvimento, com análise e exposição de fatos que justifiquem, comprovem ou reforcem o(s) ponto(s) de vista adotado(s) em função do tema estabelecido, bem como a apresentação da conclusão ou das conclusões.

 O candidato deverá apresentar domínio das regras gramaticais (estruturação sintática dos períodos, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, emprego de pronomes, etc.), das normas ortográficas e dos recursos de pontuação, que propiciem um texto adequado à variedade culta da língua. 

Seu uso deve ser apropriado, rico e variado (sem ser pedante).

O texto redigido deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 30 (trinta) linhas. 

A coerência e a coesão são características que fazem com que um texto seja mais do que uma soma de frases soltas, e atribuem unidade à redação. Para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deverá observar os seguintes aspectos: 

As partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos. A conclusão deve ser decorrente do previamente exposto.

Encadeamento de idéias com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas). 

Elementos anafóricos não ambíguos (pronomes advérbios, elipses reiterações, substituições lexicais); articuladores apropriados (conjunções, operadores discursivos); correlação de tempos e modos verbais.

  • FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto: língua portuguesa para nossos estudantes. 9. ed. Petrópolis: Vozes 2001. 

 

  • FLÔRES, L.; OLÍMPIO, L.; CANCELIER, N. Redação. O texto técnico/científico e o texto literário. Florianópolis: UFSC, 1994. 

 

  • GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. 

 

  • ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2001. 

 

  • JUNKES, T. K. Pontuação: uma abordagem para a prática. Florianópolis: UFSC, 2002. 

 

  • LOCKS, M. L.; OLIVEIRA, S.; FERRAZ, S. Desmistificando a redação. Florianópolis: Pallotti, 1997. 

 

  • TERRA, E. Práticas de linguagem. Leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001. 

 

  • PLATÃO, F.; FIORIN, J. L. Para entender o texto.16. ed. São Paulo: Ática 2000. 

 

  • Gramáticas Normativas, em geral.

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